Danças Tradicionais em azulejos - Alter do Chão

A gravura mostra um curioso conjunto de azulejos existente em Alter do Chão, no Alto Alentejo, representando danças tradicionais de várias regiões do país.

Foto e legenda de Carlos Gomes

“As danças tradicionais populares entraram nos hábitos do povo devido aos mais variados contactos e influências, enraizando-se pela via das aculturações, recebendo dele o cunho do meio ambiente da sua personalidade em conformidade com o local onde estava inserido.

Normalmente, quando falamos de danças populares, lembramo-nos das que eram usadas nas romarias, a caminho e no regresso das mesmas, nos terrenos aos domingos de tarde, nas noites de escapadelas, esfolhadas ou estonadas, espadeladas, esfarrapadas, malhadas e outras manifestações de divisão ou de trabalho rural, relegando-se para o esquecimento sectores sociais mais recuados ou mais recentes que fizeram época, tendo os primeiros fornecidos bases muito valiosas de que se serviam as gentes das aldeias para a sua encantadora, mas simples e involuntária criatividade, que designamos por aculturações.

As pessoas dos nossos meios rurais sustentavam, transformavam, divulgavam e projectavam os usos e costumes dos seus antepassados, no sector das danças e dos cantares, sem saberem que o faziam.

Eram as suas principais diversões e ocupavam uma larga parcela da sua maneira de estar, de ser e de viver.

E quanto mais isolados fossem os meios, mais necessidade havia desse tipo de exteriorização e mais continuidade tinham os hábitos tradicionais ligados de geração em geração vindos muitas vezes do mundo incógnito da ancestralidade.

Dos referidos sectores sociais que influenciaram decisivamente as gentes humildes das nossas aldeias e até regiões, foram, indubitavelmente, os palácios, conventos, emigrações, guerras e outros contactos com o exterior.” Saber mais

Augusto Fernandes Santos

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Campinos do Ribatejo

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Casas Tradicionais Portuguesas - desenhos