Tipos Populares Portugueses - Pescadeira de Ílhavo


Pescadeira de Ílhavo

Cliché do Photographo Amador Paulo B. Namorado
(Ilustração Portuguesa)

A Pescadeira de Ílhavo é uma das inúmeras representações culturais da região de Ílhavo, uma pequena cidade costeira localizada no centro de Portugal.

Esta é uma figura icónica que simboliza a força e a determinação das mulheres que tinham um papel preponderante na atividade piscatória.

A Pescadeira de Ílhavo era a mulher que aguardava ansiosamente o regresso dos pescadores do mar, e que acolhia os maridos, filhos e pais com uma energia contagiante.

Vestida com trajes de cores escuras, com lenço e chapéu na cabeça e avental de chita, ela era a imagem da coragem, do respeito e da solidariedade entre as gentes de Ílhavo.

Antigamente, a pesca era uma das principais fontes de subsistência da população local.

Homens partiam em frágeis embarcações para enfrentar as adversidades do mar, enquanto as mulheres, verdadeiras guardiãs das famílias, mantinham a chama da esperança acesa em terra firme.

As Pescadeiras de Ílhavo, como um pouco em todas as localidades piscatórias da costa portuguesa, eram as responsáveis por vender o peixe fresco nas ruas, praças e mercados, garantindo assim o sustento das suas famílias.

Com a habilidade de negociar e de comunicar com os compradores, elas demonstravam uma grande destreza e perspicácia nos negócios.

Além disso, as Pescadeiras de Ílhavo também desempenhavam um importante papel social na comunidade. 

Eram elas que transmitiam conhecimentos e tradições às gerações mais novas, mantendo vivo o património cultural da região.

A Pescadeira de Ílhavo é, sem dúvida, um símbolo de resiliência, trabalho árduo e bravura. Ela representa a identidade de um povo que valoriza as suas tradições e que se orgulha das suas raízes.

Através desta figura, é possível entender a importância que a pesca teve na vida da comunidade de Ílhavo, bem como o papel essencial que as mulheres desempenhavam e continuam a desempenhar na preservação da cultura local. (GPT)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Campinos do Ribatejo

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Celebração da Páscoa no Minho, antigamente (1909)

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar