Trajo de Pastor da Serra da Estrela - 1911

Trajo de Pastor da Serra da Estrela - 1911

Pastor da Serra da Estrela

Cliché do Sr. Onetto
(Ilustração Portuguesa - 16 de Janeiro de 1911)

Os pastores da Serra da Estrela

Os pastores da Serra da Estrela desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da cultura e tradição dessa região montanhosa.

Conhecidos pelos seus rebanhos de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela, esses pastores são considerados guardiões e promotores de um estilo de vida ancestral.

"Na Estrela desenvolveu-se uma raça de ovinos perfeitamente definida –  Bordaleira Serra da Estrela – destacando-se das suas características, consagradas no Livro Genealógico, as variedades preta e branca, os olhos grandes e expressivos e os cornos em ambos os sexos, enrolados em espiral. 

É a raça nacional de melhor aptidão leiteira, atingindo-se produções superiores a 500 litros de leite por lactação (220 dias/média). 

É também muito prolífera e fértil, com um período de atividade sexual que se alarga por todo o ano, sendo contudo a cobrição natural durante a Primavera." (1)

A Serra da Estrela é uma das maiores montanhas de Portugal e abrange uma vasta área de terras e vales, principalmente nas regiões da Guarda, Castelo Branco e Coimbra.

A paisagem áspera e desafiadora da serra faz com que o pastoreio de ovelhas seja uma atividade árdua, que exige uma cuidadosa gestão dos rebanhos e um grande conhecimento do território.

Os pastores da região são reconhecidos pelo seu profundo conhecimento das pastagens, pela capacidade de leitura do comportamento das ovelhas e pela forma como lidam com os imprevisíveis desafios da natureza.

A sua experiência e sabedoria acumuladas ao longo de gerações permitem-lhes conduzir os rebanhos de forma segura, encontrando os melhores pastos e evitando perigos naturais, como terrenos instáveis ou condições climáticas adversas.

Além de cuidar dos rebanhos, os pastores também são responsáveis pela criação e seleção da raça Bordaleira Serra da Estrela, uma das mais antigas do país.

Essas ovelhas são reconhecidas pela sua lã macia e delicada, e especialmente pela qualidade do seu leite, que é utilizado na produção do famoso queijo Serra da Estrela, um dos símbolos mais emblemáticos da gastronomia portuguesa.

A tradição do pastoreio na Serra da Estrela vai além da gestão dos rebanhos.

Os pastores também desempenham um papel importante na preservação da cultura local, transmitindo conhecimentos e valores que têm sido mantidos ao longo dos séculos.

A sua vida nómada, em contacto direto com a natureza, proporciona-lhes uma visão única do mundo e uma conexão profunda com as tradições ancestrais da região.

Apesar das dificuldades associadas à atividade pastoral, os pastores da Serra da Estrela são altamente dedicados e apaixonados pelo seu trabalho.

Eles enfrentam o isolamento, o frio e as intempéries, mas encontram na profissão uma forma de viver em harmonia com a natureza e de preservar a identidade cultural da Serra da Estrela.

Em suma, os pastores da Serra da Estrela, em Portugal, são verdadeiros guardiões da tradição e do conhecimento ancestral da região.

Com um estilo de vida desafiador, eles desempenham um papel essencial na preservação da cultura local, no cuidado dos rebanhos e na produção de produtos tradicionais de alta qualidade, como o queijo Serra da Estrela. (GPT)

(1) Fonte

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Embarcações tradicionais - Rio Mondego

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Profissões antigas - O Soqueiro

O Folclore e a Etnografia estiveram presentes nos festejos dos Centenários (1940)

Casas Tradicionais Portuguesas - desenhos

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (2)

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Vestuário das Terceirenses - Manto e Capote