31º Festival Nacional de Folclore “Cidade de Lisboa”

Este Festival de Folclore foi organizado pelo Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho e realizou-se na Escola José Gomes Ferreira, em Benfica.

O Grupo de Zés-pereiras “Os Amarantinos” começou por fazer a arruada, com a qual se abriu a festa. 

Qual romaria minhota, os bombos rufaram seguindo de perto os gigantones rumo ao pavilhão onde decorreu a atuação dos grupos folclóricos.


Neste Festival participaram os Grupos: 

- Rancho Regional de Argoncilhe, de Santa Maria da Feira (Douro Litoral), 

- Rancho Folclórico Mira Serra – Louções, Alcobaça (Alta Estremadura), 

- o Grupo Típico de Ançã, de Cantanhede (Beira Litoral), 

- o Grupo Folclórico de Abitureiras, Santarém (Ribatejo).






A encerrar este festival de folclore, o anfitrião Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho que trouxe a alegria e o colorido da nossa região, apresentando danças e tradições do Alto e do Baixo Minho. 

E, a iniciar a sua atuação, um magnífico quadro evocativo da Romaria de Nossa Senhora do Alívio, de Vila Verde, com a reconstituição das voltas à capela.


Constituído em 16 de maio de 1980, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho é porventura o mais antigo agrupamento folclórico minhoto existente na região de Lisboa. 

Este grupo é formado predominantemente por minhotos radicados na capital e tem como objetivos recolher, preservar e divulgar a cultura tradicional minhota. 

É dirigido desde a sua fundação pelo sr. Joaquim Pinto, descendente de limianos.


Ao longo da sua existência, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho tem levado o folclore minhoto a todo o país e ainda a números países como Espanha, França, Alemanha, Polónia, Hungria, Holanda, Marrocos, Brasil, Eslováquia, Lituânia, Turquia, Malta e Japão onde, aliás, participou nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses àquele país.


Este Grupo tem o apoio técnico da Federação do Folclore Português, está também inscrito no INATEL, na Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio e preside atualmente à “Associação do Distrito de Lisboa para Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa”. 

Encontra-se sediado na Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa, cidade onde todos os anos organiza o festival de folclore “Cidade de Lisboa”.


Fotos e texto de Carlos Gomes

Mensagens populares deste blogue

Embarcações tradicionais - Rio Mondego

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Profissões antigas - O Soqueiro

O Folclore e a Etnografia estiveram presentes nos festejos dos Centenários (1940)

Casas Tradicionais Portuguesas - desenhos

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (2)

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Vestuário das Terceirenses - Manto e Capote