Imprensa Nacional Casa de Moeda homenageia Ourivesaria e Etnografia Portuguesa


A Imprensa Nacional Casa da Moeda acaba de cunhar uma moeda dedicada às “arrecadas” de Viana do Castelo, constituindo esta a primeira de uma série alusiva à Etnografia Portuguesa.


Esta iniciativa, de profundo significado e elevado interesse cultural, será provavelmente a primeira na qual a numismática e a etnografia se aliam na divulgação do nosso património cultural, mais concretamente no reconhecimento do elevado valor artístico da nossa ourivesaria tradicional.

As “Arrecadas” de Viana do Castelo ( Ouro / Prata Proof)

Com o intuito de colocar em evidência alguns elementos da cultura tradicional e popular que compõem a nossa identidade, a INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, decidiu dar início a uma nova série de moedas de coleção intitulada «Etnografia Portuguesa».
 
A primeira moeda desta série, da autoria da escultora Eloísa Byrne, é dedicada às «Arrecadas de Viana do Castelo», peças da ourivesaria tradicional portuguesa em filigrana cujas origens se perdem no tempo, imprescindíveis na ornamentação do traje popular das noivas minhotas.
 
Observações:
Peso com embalagem - 130 g
Código: 1018441
Autor: Eloísa Byrne
Série/Tema: Etnografia Portuguesa
Data de Lançamento: Julho de 2013
Valor Facial: 2.50 Euros
Metal: Ouro 999/1000 - Prata 925/1000
Acabamento: Proof
Diâmetro: 28,00 mm
Limite de Emissão: 2500
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia
Peso: 15.10 g (3,1 g Ouro + 12 g Prata)
Estado: Disponível
Preço: €295,20
Fonte: https://www.incm.pt/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...